Doces #)

domingo, 17 de outubro de 2010

Doce é dos maiores assassinos de uma dieta, não é? Um vilão que chega bombardeando qualquer um de nós.
EU não gosto muito de doces, não é o meu ponto fraco.. só tem um doce que me deixa louca, é o brownie.. sempre vejo lá na lanchonete da faculdade, quando tô indo comprar meu sanduíche natural, ou água, ai fico só olhando pra ele, mas não compro, consigo resistir a tentação; mas muuita gente não aguenta, justamente por ter esse vício. E aos viciados, quando bate a vontade, só passa comendo, né? :~ Então, especialmente pra vocês, vou colocar umas dicas para suas receitinhas, algumas alterações, para reduzir as calorias, sem que haja perda no sabor, ficando parecido com o original :)






BRIGADEIRO, BOLO DE CHOCOLATE E BROWNIE.
Use isto: cacau em pó.
Não isto: achocolatado.
*Por que o cacau em pó não tem açúcar, o que reduz em até 25% o teor calórico da receita. Se sentir falta do doce da receita, use adoçante culinário.

BOLOS DE FUBÁ, DE CENOURA OU DE BANANA.
Use isto: xícaras de suco de laranja ou maçã.
Não isto: xícaras de óleo.
*Por que a consistência fica praticamente a mesma dos bolos de laranja. Você corta a gordura e reduz o valor calórico do bolo cerca de 40%.

TORTAS DE FRUTAS.
Use isto: metade do açúcar.
Não isto: todo o açúcar.
*Por que para cada xícara de açúcar que não usa, você diminui em 744 calorias o valor total da receita. Isso não muda a consistência, por isso você pode tirar quanto de açúcar quiser.

COOKIES E BISCOITOS.
Use isto: metade da farinha de trigo versão integral.
Não isto: só farinha branca.
*Por que a farinha de trigo integral tem 12g de fibra por xícara. Dá mais saciedade, é mais saudável e não vão sentir a diferença.

QUINDÃO.
Use isto: dois ovos e uma lata de leite condensado diet.
Não isto: dez ovos.
*Por que você consegue atingir consistência semelhante, e a feita com o ovo e o doce fica muito mais leve e com bem menos colesterol.

CHEESECAKE.
Use isto: ricota.
Não isto: cream cheese.
*Por que você vai dobrar a quantidade de proteína e cortar a gordura em cerca de 60g por xícara usada.

MOUSSES DE MARACUJÁ, CHOCOLATE E PAVÊ.
Use isto: metade do creme de leite e metade de iogurte desnatado.
Não isto: todo o creme de leite.
*Por que para ter a mesma consistência, o truque é colocar o iogurte em um coador de café dentro da geladeira e deixar lá até que solte o soro e fique mais durinho. Você reduz a gordura saturada e 20% das calorias. Também é possível usar apenas iogurte, mas o gosto fica diferente.


Fora os doces, que é o foco desse post, vou colocar uma receitinha prática e super legal de batata chips, enviada por @FellipeGoms:
- Corte uma batata media em rodelas extremamente finas e coloque em uma tigela com água e gelo por 15 min. Seque uma a uma em um pano limpo, e distribua no prato do micro-ondas, deixando uma batata longe da outra. Salpique sal e leve ao micro-ondas por 4 min, retire, vire de lado, e coloque por mais 4 min. Para finalizar, ponha no forno convencional por 10 min. A porção soma cerca de 65 calorias. É possível fazer os chips usando abobrinha, beterraba ou berinjela.

5 comentários:

Bruno Cardoso disse...

Muito bem meu amor, continue ensinando para as pessoas como evitar gordurinhas, mais é claro que as vezes não conseguimos resistir a essas coisas calóricas.

Unknown disse...

Legal, eu sou super viciada em docees.. vou seguir suas receitas.. bjuss

Lyra disse...

As vezes mesmo eh tenso resistir,ate q nao ando com vontade de doces, resisto facilmente se tenho q comprar, mais se tem em ksa nem sempre eh facil resistir mais facil o possivel pra evitar... adorei as receitas mais prefiroo nem tentar faze-las ja basta cozinhar todo dia algo de dieta pra mim e supercalorico pro pov aki q nao adere a dieta integral... rs rs

Andreza disse...

tipo assim nem vi a folhinha no meio né, só essa coisa "horrenda" que é o chocolate..kkkkkkkkkk..mel delsss já quero esses chips, na verdade nesse momento estou comendo rufles, mas mas prometo que a partir de agora vou comer mais chips saudáveis \o/ graças a tu e ao @FellipeGoms ^^

@FellipeGoms disse...

Só pra lembrar que eu só faço com berinjela. Acho mtu boom! E esse cheesecake parece ser ótimo!